quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DICAS DE UMA AMADORA

Chiaro Oscuro

Se você, como eu, ama sair fotografando por aí, mas não tem nenhuma ou praticamente nenhuma noção de técnicas de fotografia, não desanime, pois ainda tem chance de fazer fotos incríveis. Qual o segredo? Aguçar a intuição, ver muitas fotos de profissionais, observar as obras dos grandes pintores e, se você é do tipo que gosta de fotografar cenas de rua, manter sempre a câmera por perto. Afinal, nunca se sabe quando a foto perfeita vai aparecer na sua frente. 

A minha paixão por fotografia nasceu por acaso, em 2005, quando meu irmão me apresentou o site DeviantArt, onde ele, até hoje, posta seus excelentes trabalhos de fotomanipulação. Trata-se de uma comunidade mundial de artistas e admiradores de arte extremamente estimulante. Passei a entrar no site diariamente para ver os trabalhos do pirataimaginario, codinome do meu irmão e, ao mesmo tempo, olhar as fotos postadas por pessoas do mundo todo. Com o tempo, não me contentei só em olhar e passei a exercitar meu inglês sofrível, comentando as fotos que mais chamavam minha atenção. Daí para o passo seguinte, nutrir uma vontade enorme de sair fotografando por aí, foi um pulo. Mas tinha um impedimento: não possuía máquina fotográfica. Mas a vontade era tão forte, que resolvi comprar uma. 

Com a realização do desejo de fotografar, veio a insatisfação pela incapacidade de fazer fotos tão bonitas quanto as que via nos sites especializados. Confesso que ainda sinto a mesma insatisfação, mas tenho consciência de que evoluí bastante apenas por seguir as quatro regrinhas básicas que citei acima.

Diariamente vejo inúmeras fotos em sites, observando a composição delas, o ângulo, os detalhes como o ISO da foto, horário em que foi tirada, isso quando o site revela estes dados. Também presto muita atenção na posição do assunto principal da foto, no ponto de onde vem a luz e em todos os detalhes mais para se conseguir captar a imagem. Você deve estar dizendo para si mesmo: ah, mas eu não tenho tempo pra isso. Mas se você for realmente apaixonado, encontrará tempo durante os poucos momentos livres do dia para folhear livros de fotografia, entrar em sites relacionados ao tema, ver livros de arte e, num fim de semana, quem sabe visitar uma exposição de fotografia ou de arte em geral. A internet também é uma ferramenta que facilita esta aula diária, pois podemos visualizar muitas imagens numa mesma página, poupando tempo.

Após 3 anos exercitando esta paixão, ainda não consegui achar um estilo que possa chamar de meu, mas isso não me incomoda. Pra mim, fotografar é uma válvula de escape, minha cachaça, minha diversão. Gosto de fotografar o que aparece, mas quando a boa foto não surge, exercito-me usando as pessoas da família e eu mesma como cobaias. Gosto muito de brincar com o a técnica dos grandes mestres da pintura conhecida como chiaro-oscuro, ou luz e sombra. Cheguei até a fazer a minha versão da cena pintada por Georges La Tour no seu quadro intitulado Le songe de Saint-Joseph, usando meu pai e meu filho como modelos e uma única vela como fonte de luz. Enfim, o segredo é observar, ler sobre o assunto e fotografar muito, diariamente, se possível. Garanto que em cada 200 fotos, pelo menos 1 sairá satisfatória, pois a melhor maneira de aprender sobre fotografia é simplesmente fotografando.

Sites interessantes: DeviantArt
                     Flickr
                     http://1000 Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.