quarta-feira, 14 de março de 2012

Me by Myself

closeTo be, or not to be?I'm nothing without my preciousLuzSombra

Me by Myself, um álbum no Flickr.
Em tempos de culto à imagem, o autorretrato é lugar comum no dia-a-dia das redes sociais. Afinal, com a comodidade das máquinas portáteis e celulares com câmeras de razoável definição, nada mais fácil do que apontar a lente para si mesma e fazer “exposição da sua figura”. Mas, tem outro fator em questão. A maioria das pessoas, e eu me incluo entre elas, gosta mais dos retratos que tira de si mesmas do que dos tirados por terceiros. Afinal, ninguém tem mais paciência, com exceção dos fotógrafos profissionais, de procurar o melhor ângulo e enquadramento, do que o próprio retratado, que repete, repete, repete, até ficar satisfeito com o resultado.

Quando estou com vontade de brincar com minha câmera, e não encontro nenhuma alma caridosa que se disponha a doar alguns minutos do seu precioso tempo para meus estudos de composição e luz, vitimo a mim mesma. O resultado nem sempre agrada, até porque a dificuldade de não poder ver o que está sendo fotografado dificulta encontrar o foque perfeito e o ângulo melhor, mas, com persistência e disposição, entre várias fotos, se salva uma... Mas este é o principal exercício do fotógrafo, através da tentativa e erro e da incansável repetição, chegar a um bom resultado. Concluindo: é preciso ter paciência.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dia-a-dia

Tem gringo na praiaVendedor de óculosArtesãoBrazilian Carnavalization of Everyday LifePapa's Arms

Dia a dia, um álbum no Flickr.
Um bom exercício para um fotógrafo, seja profissional ou amador, é observar os tipos que transitam nas ruas. Ontem fiz uma coisa que adoro, ficar sentada na beira-mar observando as pessoas que passavam pela calçadinha da praia. Em poucos minutos nos deparamos com tantos personagens diferentes: vendedores, artesãos, turistas, banhistas, etc. Em pouco tempo você é capaz de produzir algumas boas fotos, cheia de brasilidade.

terça-feira, 6 de março de 2012

O filme O Som ao Redor vai estrear no MOMA

O Guild Cinema adquiriu o direito de distribuir o longa do diretor Kleber Mendonça Filho, "O Som ao Redor.O filme vai estrear nos Estados Unidos no festival do MOMA (Museu de Arte Moderna  de Nova York) durante o New Directors/New Films 2012 que acontecerá de 21 de março a 1 de abril e estará nos cinemas americano neste verão.


Parabéns para o diretor Kleber Mendonça e para o elenco, particularmente para meu pai, WJ Solha, que atua no filme, pelas grandes conquistas.


Para saber mais sobre o filme:

sexta-feira, 2 de março de 2012

Visão além do alcance


Não, não estou invocando o "Olho de Thundera", mas sim uma ferramenta que pode transformar seu Iphone ou mesmo seu celular em uma potente câmera fotográfica. Você já ouviu falar em lentes para câmera de celular? Pois é, elas existem e potencializam a qualidade das imagens captadas através do celular. 


Telefoto para iPhone com capacidade de aproximação de 8 vezes.

Esta é a Olloclip, uma lente que possui dois “lados“, um funciona como grande-angular e o outro como fisheye

Lentes da Photojojo fixadas com um anel magnético. O melhor: serve em todos os celulares

Quem precisa de super câmeras se você pode conseguir fotos maravilhosas apenas com um celular? Adorei a novidade (bom, pelo menos para mim é novidade).

quinta-feira, 1 de março de 2012

Boa notícia para o cinema brasileiro


Histórias que só existem quando lembradas, de Julia Murat, e O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho, foram selecionados para o festival New Directors/New Films, realizado em parceria pela Film Society of Lincoln Center e o Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York. O festival, que este ano se realiza de 21 de março a 1º de abril,é dedicado exclusivamente a novos talentos do cinema mundial.



By WJ Solha